Qualidade de Vida – Passos para melhorar

qualidade de vida geneva

Qualidade de Vida

    Qualidade de vida nada mais é o método utilizado para medir as condições de vida de um ser humano ou é o conjunto de condições que contribuem para o bem físico e espiritual dos indivíduos em sociedade. Envolve o bem espiritual, físico, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, como família e amigos e também a saúde, educação, poder de compra, habitação, saneamento básico e outras circunstâncias da vida. Não deve ser confundida com padrão de vida, uma medida que quantifica a qualidade e quantidade de bens e serviços disponíveis.

Estive em Genebra nesta semana, e pessoalmente conferi o que é realmente ter qualidade de vida!

Genebra é considerado um dos mais importantes centros financeiros do mundo, estando a frente de muitos outros países, como Tóquio, Chicago, Sidney e Frankfurt.

Genebra é a segunda cidade mais populosa da Suíça e está atualmente cotada como a terceira cidade em qualidade de vida do mundo, ficando atrás de Zurique.

Realmente vi muitas pessoas caminhando, indo trabalhar a pé, de bicicletas, patinetes e até skate. O transporte público é fantástico, ônibus, trem e metrô, sendo na sua maioria elétrico, o que deixa os níveis de poluição da cidade baixíssimos.

Melhorando sua Qualidade de Vida

Ok, sabemos que não estamos na Suiça, de fato estamos muito longe tanto em distância, como qualidade de vida, dentre muitos outros fatores.

Entretanto você pode incluir sim qualidade de vida em seu dia-a-dia, basta mudar alguns hábitos, e aos poucos vai perceber essa mudança.

Já escrevemos alguns artigos relacionados ao bem-estar, algumas mudanças de hábitos que são importantes e necessários para ter prosperidade em sua vida.

Procure incluir em seu dia, alguns minutos para fazer exercícios, sabemos que nos dias de hoje é tudo muito corrido, não estamos tendo tempo para nada e sempre arrumando desculpas para tudo – isso se chama AUTO-SABOTAGEM, estamos nos sabotando todos os dias, o tempo vai passando rápido, e nesse intervalo vamos perdendo contato com as pessoas, com os filhos, com nossa própria identidade!

Vá em algum parque de sua cidade, observe a beleza da natureza, há muita energia lá e também há uma troca desta energia. A natureza é capaz de absorver nossa energia negativa e transformar em positiva, por isso mesmo que muitas pessoas se sentem bem indo ao parque. Aproveite e use este recurso da natureza.

São pequenas mudanças que trará ótimos resultados para sua vida, mesmo em um trânsito caótico, procure ouvir uma música que te tranquilize, uma melodia que te acalme, por incrível que pareça, em um momento de pressão e estresse, para quem gosta músicas agitadas, ao ouvir esta melodia, vai te deixar ainda mais estressado , está no subconsciente e acontece sem mesmo perceber, e acredita-se por final que o estresse está vindo somente do trânsito.

Não tenho nada contra músicas agitadas como Rock’and’Roll, música eletrônica, etc… Adoro inclusive, mas escuto exatamente em momento que preciso acelerar minha adrenalina, eu uso este recurso a meu favor. No trânsito caótico, eu procuro escutar musica mais calma.

Na hora de dormir, escutar uma música agitada também atrapalha muito a qualidade de seu sono.

Procure não ver noticias ruins antes de se deitar, leia ou escute algo tranquilo, existem muitos áudios/vídeos disponíveis para te ajudar.

Em seu trabalho, procure inovar implantando melhorias na qualidade, como por exemplo evitando grandes quantidades de cafeína durante todo o dia, evitando também o açúcar! Existem muitos estudos científicos tratando o risco de grandes quantidades de cafeína em nosso organismo.

Se possível procure ir a pé para seu trabalho, já aproveite e faça seu exercício diário, melhorando e mantendo a sua saúde.

Procure fazer algo que te dê prazer ao menos uma vez no seu dia, que seja por apenas 10 minutos –  desta forma você estará mantendo seu estado psicológico em equilíbrio.

E tenha gratidão sempre, saiba que estamos em processo evolutivo neste planeta, cometemos muitos erros, porém é extremamente necessário aprendermos a evoluir. Cuidar de você é primordial.

Seja uma pessoa melhor hoje, e ao acordar agradeça pela sua vida, mesmo uma pessoa que tenha muitas dívidas, mágoas de outras pessoas e esteja passando por momento de muito estresse, vai ver que tem sim muito o que agradecer, ao invés de ficar pensando nas dívidas, nas mágoas, inverta a chave, e comece a agir diferente!

Agradeça pela sua família, pelos seus amigos, pelo seu emprego, e ao invés de ficar criticando os erros e defeitos de outras pessoas, pense o que pode ser melhorado em você! SEJA A MUDANÇA QUE QUEIRA VER NO MUNDO!

Não se apegue somente em seus defeitos, e sim nas suas qualidades. Proponho um teste para você:

Em quantos segundos você leva para me dizer 4 defeitos seu? Tenho certeza que em menos de 10 segundos você irá dizer rapidamente pelo menos uns 4.

Agora quero que você pense nestes mesmos 10 segundos e diga quatro qualidades suas!

Pesquisas apontam que leva muito mais que 10 segundos para falar sobre seus pontos positivos, isto é porque as pessoas tendem a se apegar mais em seus defeitos, ao invés de suas qualidades.

Tome o controle de sua vida, tome as rédeas e viva melhor! sempre há um momento de despertar e nunca é tarde!

E aí gostou? Deixe um comentário, será muito apreciado...